domingo, 8 de dezembro de 2013

[Resenha] Minha Breve Historia - Stephen Hawking

Esse liveo eu ganhei em uma das #PromoDeSexta da @intrinseca. Gostei bastante dele! Eu pensei que seria uma leitura meio intediante,mas não! A historia dele é realmente incrivel! Um exemplo de força e foco! Aproveitem a resenha! ;)
Minha Breve história, de Stephen Hawking, é uma autobiografia sincera e sucinta de uma das figuras mais importantes da atualidade. O cientista experimental fez questão
de escrever cada palavra de seu
livro, mesmo preso a uma cadeira de rodas. O livro, publicado pela
editora Intrínseca aqui no Brasil, é o primeiro que ele escreve sem ajuda, desde Uma breve história do tempo, publicado em 1988 e relançado inúmeras vezes (a Intrínseca vai reeditar ano que vem \o). Quando a editora anunciou que iria lançar esta biografia, confesso que
fiquei muito ansioso para ler, porque 1) a única coisa que sei sabia sobre o cientista aprendi com Big Bang Theory e Os Simpsons e 2) Stephen
Hawking, né galera?
//
Em meu último ano em Oxford, notei
que estava ficando cada vez mais
desajeitado. Fui a um médico depois
de cair de uma escada, mas tudo o
que ele disse foi: “Pare de beber
cerveja”.
//
O livro é bem curtinho, mas não com
pouco conteúdo. Desde as primeiras
linhas até o final, você descobre
coisas que ninguém – eu disse
NINGUÉM – nunca imaginou.
//
Sempre fui um aluno mediano. (Era
uma turma muito brilhante.) Meus
trabalhos escolares não tinham
capricho e minha caligrafia era o
desespero dos professores.
//
O ponto alto da leitura, pelo menos
para mim, é o momento que ele faz
algumas revelações sobre a relação
com Jane Wilde, sua 1ª esposa. Ela o
ajudou muito e o amava muito, mas,
como era de se esperar, a esclerose
lateral amiotrófica, doença que
começou a se manifestar logo no
inicio de seu casamento, afetou Jane
emocionalmente.
#HORADOSPOILER: Tanto Stephen
Hawking quanto sua esposa
acreditavam que ele morreria muito
em breve, e sua família não teria um
homem presente. O cientista,
pensando no bem estar de sua
querida esposa e mãe de seus três
filhos, chamou um cara para morar
com eles e, caso morresse amanhã,
ele estaria lá para suprir TODAS as
necessidades de sua família.
Stephen não morreu no outro dia e
o cara se aproximava cada vez mais
de sua mulher. Debaixo de seus
olhos. Dentro da sua casa. :(
//
Quando você se depara com a
possibilidade de uma morte precoce,
percebe que a vida vale a pena e
que há muitas coisas que você
deseja fazer.
//
Além de seu relato biográfico, Minha
Breve história é uma verdadeira
aula de ciências para leigos, com um
relato motivacional e inspirador. Eu
recomendo muitíssimo,
independente de suas crenças.
//
Se você entende como o universo
funciona, de certa forma pode
controlá-lo.
//
Trailer legendado do filme
Hawking, que serviu como
booktrailer de sua biografia:
Obs.: para você que está se
perguntando como o cientista
escreveu o livro, ele usou um
software que reconhece os
movimentos do rosto. Escolhendo as letras em uma tela, ele escreveu uma palavra por minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário