domingo, 8 de dezembro de 2013

[News] Estilista concede detalhes sobre os figurinos de "A Esperança" à MTV

Olá,gente! Peguei essa matéria no site do pessoal do @distr13 que fizeram um excelente trabalho de tradução! Aproveitem! ;)

Quem já leu A Esperança sabe
que o último livro da série é
mais sombrio que Jogos
Vorazes e Em Chamas . E
levando em consideração que o
diretor Francis Lawrence está
disposto a ser fiel à obra
original de Suzanne Collins, o
mesmo tende a acontecer com
as adaptações
cinematográficas.
Também vale lembrar que
existem diversos fatores que
contribuem para
o storytelling de um filme
(cenário, maquiagem, fotografia,
figurino, entre outros).
Sabendo disso, a MTV
News conversou com um
estilista da franquia, Christian
Cordella, que acabou
concedendo informações
inéditas sobre o visual das
sequências que estão por vir.
A entrevista, que foca em A
Esperança – Parte 1 , é
interessantíssima. Nela,
Cordella explica o motivo pelo
qual você não deve esperar por
figurinos exibicionistas. Confira
o texto abaixo na íntegra,
traduzido pela equipe do D13:
Jogos Vorazes: A
Esperança – Parte
1 : O motivo pelo
qual você não
deve esperar por
figurinos
exibicionistas
Christian Cordella,
um estilista da
franquia, concede à
MTV News
informações
confidenciais sobre
os visuais para as
sequências que estão
por vir.
Tradução por Gabriel
Abernathy
O último livro da
trilogia Jogos
Vorazes, A Esperança,
é bem mais frio que
os dois anteriores.
Considerando que
este é o único sem
uma luta
televisionada até a
morte visando
entretenimento
patrocinada pelo
governo, já é uma
grande proeza.
Enquanto os dois
primeiros filmes
alternaram entre os
decrépitos distritos,
a esplendorosa
Capital e os Jogos
Vorazes
uniformizados, o
terceiro filme na
série – o qual vai
abranger a primeira
metade de A
Esperança - vai
ocorrer na cidade
subterrânea secreta
do Distrito 13.
Christian Cordella,
um estilista que
trabalhou no
primeiro filme, Jogos
Vorazes, está
trabalhando duro
atualmente
esboçandoos
figurinos que você
verá em Katniss e no
resto dos rebeldes
que escaparam para
o refúgio
subterrâneo em A
Esperança. Ele
contou à MTV News
que o visual dos
figurinos do terceiro
filme será muito
mais suave.
“É no subterrâneo,
então não vai haver
muito desses
vestidos
exibicionistas,” ele
disse. “As roupas no
Distrito 13 são mais
tênues, mais de
natureza militar do
que as vestimentas
da Capital.”
Enquanto Cordella
não trabalhou em Em
Chamas - atualmente
em cartaz -, ele
trouxe as descrições
de cada personagem
de Suzanne Collins à
vida no primeiro
filme.
“No primeiro, eu
trabalhei em
praticamente tudo,
desde o vestido em
chamas ao traje dos
Jogos Vorazes,” ele
explicou.
“Esperançosamente,
eles condisseram
com as expectativas
dos espectadores.
Essa é a esperança
quando se aborda
esses tipos de
filmes.”
Um estilista trabalha
em conjunto com o
figurinista, diretor e
produtores de um
filme para moldar o
visual do figurino de
cada personagem. “É
uma ferramenta; nós
somos capazes de
ajudar a construir
uma ideia clara para
o diretor, os
produtores”, ele
disse. “Muitas
dessas pessoas
precisam ver onde
eles irão investir seu
dinheiro, o que será
feito com ele.
Estilistas os ajudam
a ter uma noção
melhor que está
acontecendo – que
tipo de tecido, que
tipo de design.”
Com um projeto
como Jogos Vorazes ,
o estilista e
figurinista são
incumbidos de um
trabalho
aparentemente
impossível de
traduzir os
elementos
fantásticos da escrita
para a realidade,
algo que foi
particularmente
difícil de fazer com o
primeiro filme.
“Com um filme como
o primeiro, Jogos
Vorazes, começa-se
do zero,” Cordella
nos contou. “No livro
há coisas que
realmente não fazem
nenhum sentido
realisticamente,
porque com a
fantasia da escrita, a
mente pode ir a
qualquer lugar.
Então quando você
tenta fazê-lo parecer
real, você começa a
compreender o que
funciona e o que
não.”
Traduzir um visual
da página para a
tela dá aos designers
alguma porção de
liberdade, mas há
outras considerações
também.”Você tem
mais liberdade para
experimentá-la com
os personagens nas
cenas,” ele disse,
“mas você também
está levando em
conta quantas
pessoas estão
envolvidas no
processo, o
orçamento, o que
você pode fazer.
Então o que quer
que você veja no
filme no final é o
melhor que nós
podíamos ter feito na
situação.”

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