segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

[Eu Cinza] Continuaçao do Capitulo 7

Mal posso esperar para ver o rosto de todos amanha na escola. Já posso ver os dedos apontados em nossa direçao e os murmuros entre dentes. Eles ja sabem do acidente,mas devem estar esperando por nós ansiosamente ja que na nossa escola nao é comum alunos voltarem para lá cadeirantes. Pior ainda com uma namorada a seu lado.
Acordo muito antes da hora de ir para escola. A ansiedade,na sua forma mais maléfica,me aterrorizou durante a noite em meus sonhos e nos meus pensamentos. Imagino o que Gabriel estara sentindo. Se a ansiedade dele esta pior que a minha.
Tomo um café reforçado e deixo um bilhete para mamae que deve chegar quando eu estiver fora.
"Fui para a escola hoje com Gabriel. Nosso primeiro dia juntos de volta a  nossa habitual vida insossa. Espero que esteja tudo bem."
Logo que acabo de colocar o bilhete embaixo de um vaso na mesa de centro da sala,ouço batidas no portao e vou abrir. Me deparo com a mae de Gabriel e ele.
- Bom dia! - dona Julia fala com um ar um pouco descotente.
- Bom dia! - respondo tentando ser educada. Olho para Gabriel que esta sorrindo,nem um pouco abalado com a volta as aulas.
- Oi,Laura! - ele me da seu sorriso mais radiante que eu acho um pouco deslocado dada a situaçao.
- Laura,fique de olho nesse menino e nao deixe ele entrar em encrencas. Quero que ele volte inteiro,ok? - ela levanta a sombrancelha de forma inquisitiva.
- Pode deixar comigo! -  falo de maneira convincente. Ela me da um sorriso e beija a testa de Gabriel.
- Seja um bom menino! - ela diz se distanciando.
- Pensei que ela nao iria embora! - diz Gabriel rolando os olhos. - Hoje eu dou meu primeiro "passo" para volta a liberdade! - ele fala passo fazendo um ainal de aspas com as maos.
- Espero que voce seja bem sucedido. Mas vamos agora?
- É para ja! - ele diz ja empurrando a cadeira descendo a rampa. Seguro o braço da cadeira quando ele engancha uma das rodas na passagem do esgoto que reparte a parte de baixo da rampa.
- Ei,eu prometi para sua mae que voce voltaria inteiro,esqueceu? - digo ralhando com ele. Por pouco e ele teria caido no chao.
- Ta bom! Eu so queria fazer isso sozinho. Nunca posso fazer nada por mim mesmo.
- Para coisas assim voce ainda precisa de ajuda,Gabriel. E eu estou aqui para isso. Deixe que eu te ajude a descer e voce podera correr por aí independente! - ele me lança um olhar triste assim que percebe o que disse. Tenho que prestar atençao no que falo agora. - Desculpa! Oh ceus,voce me entendeu! - ele nao fala nada e o ajudo a descer. Ele empurra sua cadeira de rodas vigorosamente e fica um pouco a minha frente. Suspiro imaginando se isso é apenas a ponta de todo o problema.
Quando estamos chegando no ponto de onibus avisto Juliana acenando para Gabriel. E eu que pensava que ela se afastaria dele quando o visse assim. Um pensamento egoista da minha parte,mas eu realmente gostaria que ele se concretizasse. Garotas como ela sempre deixam garotos como ele para tras quando veem que eles ja nao podem chamar atencao como antes. Mas ela parece fazer isso apenas para me irritar.
- Olá,Gabriel! - ela fala correndo e se atirando nos braços dele. Ela olha para mim com sua cara de nojo que eu penso que ela guarda para usar apenas comigo.- Oi,Laura!
- Oi,Juliana! - eu digo rispidamente. Eu nao preciso fingir que gosto dela. Ela se ajoelha de frente para Gabriel.
- Eu estava sentindo muito a sua falta todos esses dias! Voce esta se sentindo bem? - ela fala passando a nao no rosto dele. Ela sentiu tanta falta dele que nem uma visita ela fez a ele no hospital.
- Eu tambem senti sua falta,Juliana. Estou relativamente bem. A Laura tem sido como um anjo para mim esses dias. - ele fala pegando em minha mao. Tenho vontade de atira-la para longe,mas resolvo aceita-la.
- É o que parece. Voces estao namorando? - ela fala me olhando dos pes a cabeça como se ele so me quisesse por que eu sou digna de pena.
- Sim! Tem sido dias melhores para mim desde entao! - ele fala levantando o rosto para mim e aperta minha mao carinhosamente.
- Voce que tem me feito melhor,Gabriel. Eu apenas tenho tentado ser boa para você tambem. - falo esquecendo um pouco que Juliana esta aqui. Ate que ela pigarreia para chamar nossa atençao.
- Gabriel,nao vejo a hora que cheguemos na escola! Voce tera uma surpresa! - ela diz piscando para ele. - Posso te levar hoje? Imagino que a Laura esteja cansada. Ela esta me parecendo tao abatida! - ela fala com um rosto de falsa preocupacao. Ela quer me descartar.
- Juliana! Estou muito bem. Nao precisa se incomodar! Eu levo meu namorado. - tento ser enfatica ao dizer meu.
- Nao precisam brigar,meninas! Laura, deixe a Juliana me levar hoje? Faz tempo que nos vimos. Nao vejo mau nenhum em te dar um descanso e sei que voce vai entender. Ela é minha amiga. Pode pegar o primeiro onibus e ir na frente se quiser. - ele diz normalmente e nao consigo esconder minha expressao de chocada.
- Mas,eu prometi a sua mae... E se acontecer alguma coisa?
- Eu nao sou nenhuma lesada,Laura! Vai ficar tudo bem! - ela fala ja empurrando Gabriel para um onibus que acabou de parar e eu nem havia percebido. Ele nem ao menos olha para tras e ja estao engajados em uma conversa. E aqui estou eu sozinha novamente.
Vejo Juliana ajudando Gabriel a subir no elevador junto com o cobrador e ele sorri para ela. "Como essas coisas acontecem assim de uma hora para outra?",penso. Eu poderia ter os seguido,mas resolvo esperar pelo proximo onibus. Sento no banco e nao ha mais ninguem no ponto. Apoio minha cabeça em minhas maos olhando para o chao. Eu vou ter que suportar todos se intrometendo na nossa vida. Agora ele vai ter mais atençao do que eu gostaria de ver e como eu nao sou uma pessoa sociavel isso parece algo assustador para mim. Eu gostaria que fosse apenas eu e ele,mas isso é pedir muito para qualquer um. Seria melhor para nos se eu o deixasse. Me sinto como um peso que ele tem que carregar alem de seu proprio problema.
Quando chego na escola ja perdi a primeira aula. Nao ha ninguem nos corredores. Quando entro na sala de aula todos olham para mim meio assustados. Faz quase uma semana que eu nao vinha mais. Nao sei se eles sabem o por que.
- Com licença. - falo baixo demais e tenho que repetir. A professora de historia acena para que eu va ate ela.
- Depois que a aula acabar quero falar com voce.
- Tudo bem. - digo indo para a minha cadeira no final do fila,no canto da sala. Todos me olham como se eu fosse uma alienigena recem chegada.
- Oi,Laura! - uma garota chamada Bianca que sempre senta ao meu lado fala comigo. Ela nunca havia me dirigido a palavra o ano inteiro.
- Oi,Bianca! - eu falo um pouco envergonhada demais.
- Por que voce faltou todos esses dias? Voce perdeu bastante assunto. Se quiser te empresto meu caderno. - ela fala como se fossemos amigas e acabo me sentindo a vontade.
- Claro! Eu faltei esses dias por que  o meu ami... - quase falo a palavra amigo. Força do habito. - ... meu namorado sofreu um acidente e eu quis ficar ao lado dele.
- O Gabriel do 2° ano? - ela fala arregalando um pouco os olhos.
- Voce conhece ele? - assim que acabo de dizer a professora aponta para nós reclamando do barulho. Acabo rindo com Bianca. Nunca reclamaram comigo por conversar em aula nenhuma. Parece um bom começo de amizade para mim. Quando a aula acaba, vou ate a professora.
- Laura,qual o motivo de voce ter faltado todos esses dias? - ela fala enquanto recolhe seu material.
- Meu namorado sofreu um acidente e eu nao consegui sair do lado dele.
- O Gabriel? - parece que todo mundo ja ficou sabendo do acidente dele mesmo.
- Sim,ele mesmo.
- Oh querida! - ela fala me sufocando em um abraço apertado demais. - Sinto tanto por voces. Eu nao sabia que voces eram namorados! - ela diz me soltando. Meus pulmoes reclamam por ar.
- Foi no dia do acidente.
- Que trágico! Desejo o melhor para ele. Quem sabe ele nao volte a andar? Deus faz grandes milagres,sabia!
- Sei... - falo nao acreditando muito em suas palavras.
- Pegue os assuntos que voce perdeu com algum colega para nao se dar mau nas provas! Boa sorte! - ela diz e me da um beijo na testa e se vai.
Volto para meu lugar. Nao ha ninguem na sala. Foram para fora enquanto o proximo professor nao vem. Eu prefiro ficar aqui. Nao quero ter que ver Gabriel com Juliana e seus amigos. Fecho os olhos tentando nao pensar em nada. Mas alguem chama meu nome.
- Ei,Laura! - abro os olhos e vejo Bianca.
- Oi! - digo e ela sorri para mim.
- Estou atrapalhando?
- Nao,que é isso.
- Respondendo a pergunta que voce havia me feito, sim eu conheço Gabriel,mas nunca falei com ele nem nada. As noticias correm rapido por aqui. Assim que ele sofreu o acidente a escola foi comunicada e sairam espalhando. - ela me da um olhar triste antes de continuar. - Ele vai ficar paraplegico para sempre?
- Acho que sim. So se um milagre acontecer para que ele volte a andar. O medico me disse... - nao gosto de falar sobre isso,mas ela me parece realmente triste por ele,entao acabo falando.
- Eu nao sabia que voces namoravam.
- No dia do acidente ele me pediu em namoro. - ela me olha com um rosto que muda de tristeza para pena, e pega minha mao.
- Sinto muito! Eu nao sei como eu estaria em seu lugar. Voce nao pensou em... - ela para meio constrangida.
- Em larga-lo? - continuo por ela. - As vezes,eu tive vontade. Estou com vontade agora. Mas nao so por que ele esta assim,mas porque eu acho que eu deveria poupa-lo de mim mesma. Voce nao entenderia se eu falasse...
- Oh,claro. Se voce nao se sente a vontade para se abrir comigo eu entendo. - ela solta a minha mao gentilmente e se levanta. - So uma coisa,por que voce nao esta la fora com ele? - ela é bem curiosa.
- Nao estou muito afim. - falo tentando nao paracer
muito evasiva. - Por que o professor ainda nao veio?
- Ele faltou. Esse horario estamos livres. - ela diz contente como qualquer aluno normal ficaria. Eu,pelo contrario,nao fico. Um horario de tedio e pensamentos soltos.  -Nao quer ir mesmo la para fora?
- Nao. Pode ir. - ela se vira e vai.
Eu me sinto chateada por ter que dividir Gabriel com tantas pessoas. Antes de eu aceitar namorar com ele nossa amizade era diferente. Ele nao saia do meu lado a nao ser na hora das aulas e tambem nao me dispensava para ficar com outra. Mas eu sinto que tenho que entender o lado dele. Agora que ele esta assim,precisa mais do que nunca de afeto e carinho para esquecer seu problema. Talvez eu tenha que conversar com ele e dizer o que estou sentindo. Quem sabe ele me entenda.
As aulas passam e eu mal as noto. Bianca de vez enquando puxa uma conversa,mas nao me sinto com humor para isso. Ela me da seu caderno para eu levar para casa e anotar as liçoes.
Na saida,vejo Gabriel cercado de amigos. Dois garotos fortes e altos,Juliana e uma menina. Ela esta empurrando sua cadeira de rodas enquanto falam e riem alegremente. Caminho devagar na tentativa de nao ser observada,mas falho. Gabriel vira o rosto para tras e nossos olhares se cruzam. Ele acena e chama meu nome. Agora é tarde demais. Suspiro me preparando para uma daquelas situaçoes em que sou deixada de lado.
- Oi,Gabriel! - seus amigos olham para mim do mesmo modo que Juliana, com pena. So nao acho que seja de mim.
- Oi,Laura! Senti sua falta. Onde estava na hora do intervalo? - ele fala.
- Na minha sala. - nao quero falar mais nada na frente deles. - Sera que eu posso ter um minuto a sós com voce? - Juliana solta a cadeira virando o rosto de lado e Gabriel se afasta deles comigo.
- Eu nao sei o que voce vê de interessante nesses seus amigos. - eu digo.
- Eles sao melhores do que voce pensa. Voce fala isso porque nao os conhece.  - ele diz sendo um pouco rispido. - Mudando de assunto,voce nao acredita a surpresa que fizeram para mim na minha turma! Tinha bolo,baloes e ate uma faixa para mim! A Juliana que organizou tudo. - ele fala o nome dela muito amavel para meu gosto.
- Nao sei como voce teve tempo para sentir minha falta com todos eles em cima de voce! - falo deixando transparecer minha raiva.
- Por que voce esta falando desse jeito? Eles foram muito legais comigo. Sempre foram.
- Com voce,Gabriel! E agora parece que voce so pensa em si mesmo! O mundo nao esta girando ao seu redor nao viu! - sinto meu rosto esquentar com a raiva acumulada. - Sera que voce nao vê os olhares que eles me dao? Como se eu nao fosse boa o bastante para voce? Eles sao uns idiotas se pensam que todos deveriam ser como eles!
- Laura,voce esta falando de coisas que nao sabe! Pelo contrario,eles falam muito bem de voce. Principalmente a Juliana!
- Ela é a pior deles. Ela exala falsidade pelos poros ao inves de suor. Olha,se voce nao consegue enxergar que eles so querem nos separar,voce se transformou em um deles tambem! - falo jogando as palavras em seu rosto.
- Eu nao vou conversar com voce de cabeça quente ou voce pode acabar tomando uma decisao precipitada. Depois nós falamos sobre isso. - ele fala se afastando,mas para e vira para me encarar. - Ah,e nao sou eu que penso que o mundo gira ao meu redor. Nao sou eu que estou querendo isso. - ele se vira e vai para onde seus amigos. Juliana sorri para mim triunfante. Por enquanto,ela conseguiu o que queria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário