terça-feira, 10 de dezembro de 2013

[Resenha] As Crônicas de Nárnia

Sinopse: Viagens ao fim do mundo,
criaturas fantásticas e batalhas
épicas entre o bem e o mal - o que
mais um leitor poderia querer de
um livro? O livro que tem tudo isso
é O leão, a feiticeira e o guarda-
roupa, escrito em 1949 por Clive
Staples Lewis. Mas Lewis não parou
por aí, seis outros livros vieram
depois e, juntos, ficaram
conhecidos como As crônicas de
Nárnia.
Nos últimos cinquenta anos, As
crônicas de Nárnia  transcenderam
o gênero da fantasia para se tornar
parte do cânone da literatura
clássica. Cada um dos sete livros é
uma obra-prima, atraindo o leitor
para um mundo em que a magia
encontra a realidade, e o resultado
é um mundo ficcional que tem
fascinado gerações.
Esta edição apresenta todas as sete
crônicas integralmente, num único
volume magnífico. Os livros são
apresentados de acordo com a
ordem de preferência de Lewis,
cada capítulo com uma ilustração
do artista original, Pauline Baynes.
Enganosamente simples e
direta, As crônicas de
Nárnia continuam cativando os
leitores com aventuras,
personagens e fatos que falam a
pessoas de todas as idades, mesmo
cinquenta anos após terem sido
publicadas pela primeira vez.
Nunca li, em toda minha existência
um livro melhor que esse. Há
aqueles com que posso compará-lo,
como Harry Potter e O Senhor dos
Anéis. Mas a verdade, é que não
há na face da Terra um livro
melhor que As Crônicas de Nárnia.
C.S. Lewis escreveu de um jeito
que me fez chorar, tamanha
perfeição. Há tanto equilíbrio em
sua escrita! Ele descreveu as
paisagens em detalhes, mas de
uma maneira muito menos
cansativa do que a de Tolkien. E
seus personagens despejam tanto
carinho, medo, honra, curiosidade,
amizade e amor, que eu sinto
como se tivesse esquecido um
pedaço de minha alma lá.
E por falar em personagens, talvez
apenas em Harry Potter eu tenha
amado tantos deles. Desde os
Quatro Filhos de Adão e Eva mais
famosos, até meu querido Rip, não
há um personagem - com exceção
dos vilões e traidores - que eu não
tenha amado. Isso sem falar de
Aslam. Ele é indescritível. Se
pudesse escolher um personagem
para conhecer pessoalmente, seria
ele. Aslam, em carne e osso.
Já sentiu tanto amor por algo, ou
alguém, ao ponto de sentir um
formigamento no coração? Porque
foi exatamente isso que eu senti
quando terminei a leitura. E
falando nisso, poderia ter um fim
mais terrivelmente perfeito?
Não é preciso dizer que qualquer
pessoa que se considere um leitor
nato tem que ler Nárnia em algum
momento da vida, já que o livro é
considerado um clássico da
literatura fantástica e infantil. Eu
pretendo reler muitas vezes.
O volume único é formado por sete
livros de aproximadamente 100
páginas cada (eu acho que é o
maior livro que li até agora, mas
não tenho certeza). Apenas três
deles falam de Lúcia, Susana,
Edmundo e Pedro (embora sejam
mencionados em seis deles), os
três que viraram filme. Eu não
sabia disso antes de ler. Mas todas
as histórias tem meu respeito e
carinho.
Espero que tenha conseguido
expressar meu imenso amor pelo
livro nos poucos parágrafos acima.
Mas se não ficou claro, você que
não leu Nárnia ainda, vá ler
imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário