terça-feira, 10 de dezembro de 2013

[News] Hora de Clarice

Hoje é aniversário de umas das mais consgradas autoras brasileiras, Clarice Lispector! Para homenagéa-la postarei algumas frasea dela aqui nesse post para saborearmos e para matar a saudade! Aproveitem!
Enquanto eu tiver perguntas e
não houver resposta continuarei
a escrever.
Clarice Lispector

Já que se há de escrever, que
pelo menos não se esmaguem
com palavras as entrelinhas.
Clarice Lispector

Não quero ter a terrível
limitação de quem vive apenas
do que é passível de fazer
sentido. Eu não: quero uma
verdade inventada.
Clarice Lispector
Adicionar à minha coleção Na coleção de 2780 1,8 mil Curtir
Ela acreditava em anjo e,
porque acreditava, eles existiam.
Clarice Lispector

Ah, e dizer que isto vai acabar, que
por si mesmo não pode durar. Não,
ela não está se referindo ao fogo,
refere-se ao que sente. O que sente
nunca dura, o que sente sempre
acaba, e pode nunca mais voltar.
Encarniça-se então sobre o momento,
come-lhe o fogo, e o fogo doce arde,
arde, flameja. Então, ela que sabe
que tudo vai acabar, pega a mão
livre do homem, e ao prendê-la nas
suas, ela doce arde, arde, flameja.
in "Onde estivestes de noite" - 7ª
Ed. - Ed. Francisco Alves - Rio de
Janeiro – 1994
Clarice Lispector

Liberdade é pouco. O que eu
desejo ainda não tem nome.
Clarice Lispector

Terei toda a aparência de quem
falhou, e só eu saberei se foi a
falha necessária.
(A paixão segundo G.H)
Clarice Lispector

E o que o ser humano mais
aspira é tornar-se ser humano
Clarice Lispector

...estou procurando, estou
procurando. Estou tentando me
entender. Tentando dar a alguém o
que vivi e não sei a quem, mas não
quero ficar com o que vivi. Não sei o
que fazer do que vivi, tenho medo
dessa desorganização profunda.
Clarice Lispector

... uma das coisas que aprendi é
que se deve viver apesar de. Apesar
de, se deve comer. Apesar de, se
deve amar. Apesar de, se deve
morrer. Inclusive muitas vezes é o
próprio apesar de que nos empurra
para a frente. Foi o apesar de que
me deu uma angústia que
insatisfeita foi a criadora de minha
própria vida. Foi o apesar de que
parei na rua e fiquei olhando para
você enquanto você esperava um
táxi. E desde logo desejando você,
esse teu corpo que nem sequer é
bonito, mas é o corpo que eu quero.
Mas quero inteira, com a alma
também. Por isso, não faz mal que
você não venha, espararei quanto
tempo for preciso.
Clarice Lispector

Passei a vida tentando corrigir
os erros que cometi na minha
ânsia de acertar.
Clarice Lispector

Eu não: quero é uma realidade
inventada.
Clarice Lispector

Suponho que me entender não
é uma questão de inteligência e
sim de sentir, de entrar em
contato...
Ou toca, ou não toca.
Clarice Lispector

Não entendo. Isso é tão vasto que
ultrapassa qualquer entender.
Entender é sempre limitado. Mas
não entender pode não ter
fronteiras. Sinto que sou muito mais
completa quando não entendo. Não
entender, do modo como falo, é um
dom. Não entender, mas não como
um simples de espírito. O bom é ser
inteligente e não entender. É uma
benção estranha, como ter loucura
sem ser doida. É um desinteresse
manso, é uma doçura de burrice. Só
que de vez em quando vem a
inquietação: quero entender um
pouco. Não demais: mas pelo menos
entender que não entendo.
Clarice Lispector

O que verdadeiramente somos é
aquilo que o impossível cria em
nós.
Clarice Lispector

Porque é uma infâmia nascer
para morrer não se sabe
quando nem onde.
Clarice Lispector

Porque eu fazia do amor um cálculo
matemático errado: pensava que,
somando as compreensões, eu
amava. Não sabia que, somando as
incompreensões é que se ama
verdadeiramente. Porque eu, só por
ter tido carinho, pensei que amar é
fácil.
Clarice Lispector

Clarice Lispector (1920 - 1977),
escritora brasileira de origem judia
nascida na Ucrânia [Biografia de
Clarice Lispector ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário