sábado, 8 de março de 2014

[Resenha] Convergente - Veronica Roth

Publicado pela Editora: Rocco
Li em: site para leitura on-line ( Blog Livros On-Line )

Você pode conferir as resenhas dos livros anteriores clicando no marcador Resenha no final deste Post.
• ALERTA DE SPOILER: a resenha pode conter spoilers do livro anterior.

Sinopse: Uma escolha irá te definir. E se todo o seu mundo fosse uma mentira? E se uma única revelação - assim como uma única escolha - mudasse tudo? E se o amor e a lealdade fizessem você fazer coisas que jamais esperaria? A conclusão explosiva para a trilogia Divergente, bestseller mais vendidos do New York Times, revela os segredos de um mundo distópico que cativou milhões de leitores em "Divergente" e "Insurgente"! Uma escolha irá te definir. E se todo o seu mundo fosse uma mentira? E se uma única revelação - assim como uma única escolha - mudasse tudo? E se o amor e a lealdade fizessem você fazer coisas que jamais esperaria? A conclusão explosiva para a trilogia Divergente, bestseller mais vendidos do New York Times, revela os segredos de um mundo distópico que cativou milhões de leitores em "Divergente" e "Insurgente"!

Hoje venho falar do último livro da série 'Divergente'. Eu me apeguei muito a ela, ainda mais por ser uma distopia que é o meu tema favorito de leitura. Dos três livros que a compõe gostei mais do primeiro, fiquei um pouco confusa no segundo e nesse fiquei com um misto das duas sensações. Antes de iniciar a minha resenha li várias outras para saber se a opinião de outros leitores seria como a minha. A maioria delas enalteceram os pontos negativos do livro que acabou decepcionando vários dos resenhistas. Mas eu, pelo contrário, não me senti decepcionada apesar de certos detalhes confusos na estoria como verão a seguir.
Inicío falando um pouco sobre a capa (ilustração) dele. Esta foi sem dúvida a minha preferida. Ela tem uma cor quente e explosiva que combina bem com o conteúdo do livro. Logo abaixo na capa ele conta com uma imagem do que eu acredito ser o Centro de Bem-Estar Genético (como eu li em um site on-line que fez a tradução do livro os termos aqui citados podem variar do original) onde se desenrola boa parte da estoria.
O livro anterior (Insurgente) terminou na descoberta de que há um mundo fora das cercas de Chicago. E onde este parou o outro teve início. A partir daí toda uma confusão começou e logo surge um grupo chamado de Convergentes composto por aqueles que querem dar uma espiada no mundo lá fora. Então, se inicia praticamente uma guerra entre os que querem sair e os que querem ficar. Os sem facção agora estão liderando a cidade junto com Evelyn que se mostra tão autoritária como Jeanine era. Porém, a muito mais por trás da historia de Chicago e do inicio das facções do que eles presumem.
No começo da leitura, eu me senti muito confusa e em certos pontos desmotivada (pode também decorrer de uma ressaca literária). Várias vezes tive que voltar no "tempo" para lembrar de alguns personagens, fora de muitos acontecimentos. Em alguns pontos tive que reler varias vezes para entender certas explicações. Outro ponto que me causou confusão foi a explicação em torno dos GDs (fique atento para spoilers a seguir de grau moderado). Não consegui engolir totalmente isso de deficiência genética e acho que muitas coisas em relação a isso não foram muito bem discutidos.
A narrativa se divide entre a perspectiva de Tris e Tobias e podemos ter uma visão melhor dos acontecimentos e dos sentimentos de ambos. As mudanças nos dois personagens foi outro ponto forte no desenvolvimento da estoria. Tris está mais impulsiva se mostrando decidida e convicta de suas ações. O que eu mais gosto nela é ela não ter frescuras nem mimimis. Ela quase sempre está pronta para o que der e vier e vai até o fim no que decide fazer. Tobias, por outro lado, está mais calejado, ferido e se sentindo muito inferior e em confusão consigo mesmo. Antes, ele podia até não ser tão resolvido consigo, mas ele guardava mais seus medos e fraquezas para si. Vou confessar que até gostei disso por que o tornou mais humano. Ele foi machucado pela "vida" diversas vezes, se viu sozinho por muito tempo e sinto que é natural ele ter algum complexo por conta disso (apesar de algumas vezes isso ser muito acentuado o que o prejudica).
Muitos leitores comentaram que não gostaram do desfecho da estoria, mas para mim a Veronica fechou com chave de ouro. Claro que eu fiquei chateada com uma certa decisão dela, mas ela tomou um grande passo nisso que acabou funcionando para mim. Se você analisar bem não poderia ter sido diferente. A Veronica trouxe um diferencial tentando mostrar, ao meu ver, que precisamos ter a certeza que na vida coisas imprevisiveis podem acontecer, que nem todo final é de todo feliz e o que realmente importa é a nossa conduta e como ela nos afeta e também aqueles que amamos.
Conclui a leitura dessa série entendendo mais do Tobias e da Tris do que eu realmente gostaria. Consigo entender algumas coisas da personalidade e da vida de Tobias por que eu vejos coisas semelhantes na minha; compreendo as decisões da Tris por que varias vezes me questionei como ela acerca das minhas decisões e por quem valeria se sacrificar. Eu vou levar comigo o seguinte aprendizado da leitura destes livros:
A vida pode nos tirar coisas, pode trazê-las e pode nos moldar. Podemos aprender com ela, conosco e com os outros ao nosso redor. Podemos cair, podemos levantar ou esperar por quem quer que seja, mas no final a decisão é nossa e ela é levada pelo nosso caráter, nossa conduta, por quem somos. E nunca podemos fugir do nosso reflexo no espelho, do nosso reflexo no outro que é o amor. As vezes, ele volta ou rebate para outro lugar, mas ele também nos move a diante.

Recomendo muito a leitura dessa série. Se você analisa-la como um todo conseguirá tirar grandes aprendizados dela. Eu espero profundamente que vocês dêem uma oportunidade para ela, que compreendam os personagens e a autora.
Espero que tenham gostado da resenha e não deixem de expressar sua opinião nos comentários.

Fica aqui minha eterna saudade do 4 e da 6.

2 comentários:

  1. Estou na metade do livro, e o spoiler que você evitou dizer eu já sei...
    Estou gostando muito do modo que foi escrito o 3º livro, pois fiquei muito confusa no 2º, até agora Convergente é o que estou gostando mais entre os três livros.

    http://i--wont-give-up.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu evitei dizer porque tem pessoas que me acompanham que ainda não leram. Eu só comecei a gostar desse depois do Capitulo 30 que foi quando não consegui mais parar de ler. rs

    ResponderExcluir