terça-feira, 11 de março de 2014

[Resenha] Bourbon Street - Os Fantasmas de Cornelius -- Philip Charlot & Alexis Chabert

Publicado pela Editora: 8Inverso
Li em formato: físico (Cortesia)

Imagens fixadas no final do Post para não prejudicar os parágrafos.

Olá, pessoal!
Essa vai ser minha primeira resenha de uma HQ aqui no Blog e eu não poderia iniciar nesse segmento de maneira melhor! O tema central dela é sobre o Jazz e a retomada de uma banda com seus integrantes já velhos agora, a Big Band. Eu não sou fã de Jazz (talvez porque eu nunca tenha dado uma oportunidade para esse estilo), mas confesso que depois de ler essa HQ tive vontade de conhecer o gênero. Enquanto escrevo essa resenha, estou ouvindo música (Teardrops - Laura Rizzotto para ser mais exata) para entrar no ritmo da estória.
Início a resenha falando sobre a belíssim capa da obra. Como a estória se passa anos atrás, a ilustração tem um tom envelhecido para combinar. O desenho dela faz menção a narrativa, mas isso você só vai entender depois de ler. A capa é dura (o que eu achei muito adequado) e chamativa. É quase como se ela falasse: "Ei, psiiiu! Pare para me conhecer! Você não irá se arrepender!"
O enredo só confirma toda a expectativa que a capa nos dá. Os quadrinhos contam a estória de Alvin, um músico branco que procura seus amigos Darrol e Oscar, após ver em um jornal o recente sucesso da banda de velhos cubanos (Buena Vista Social Club ) para voltarem a ativa com a sua banda de Jazz, Big Band. Ele consegue fazê-los aceitarem a ideia com um pouco de relutância dos dois, mas eles enfrentam um "pequeno" problema. Cornelius, a pérola da banda que toca trompete, está desaparecido a mais de 50 anos após um fatídico acidente que ocorreu com sua amada Angelina, a qual cantava na banda com eles. Depois que Alvin e os amigos encontram Cornelius, ele decide não ir com eles e isso trás de volta os acontecimentos do passado. Mas com a ajudinha de um anjo do jazz, eles se impulsionam em uma nova jornada.
A narrativa é contada através de flashbacks dos personagens centrais e conta com a narração em alguns pontos de Louis Armstrong, um grande artista falecido do jazz. O fantasma de Armstrong atua como uma espécie de anjo entrando na estória em algumas partes, o que trás um pouco de humor para os quadrinhos.
Essa HQ não conta apenas um pouco da história do Jazz e de senhores que tentan retomar a carreira depois de anos e de crescentes mudanças no cenário da música da época. Ela fala também sobre como acontecimentos doloros podem moldar um homem, como um sonho mesmo adormecido nunca deixa de existir e como com perseverança, talento e amizade podemos transformá-los em realidade independente da idade.
São 48 páginas que nos deixam altamente curiosos, loucos pela próxima página e que te entretém com um belo e emocionante enredo.
Indico a leitura desse livro para quem gosta de música independente do estilo e de uma ótima estória. Não vejo a hora de ter em mãos a continuação, Boubon Street - Turnê de Despedida. Não deixem de conferi-la.

Onde comprar:
site da editora
livraria da travessa
Adicione no Skoob:
clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário