segunda-feira, 17 de março de 2014

[Resenha] O Porco Entre os Peixes - Jasmin Ramadan

Publicado pela Editora: 8Inverso
Li em formato: físico (cortesia)

Sinopse:
Multiculturalismo, identidade,
escárnio às convenções sociais. Estes são alguns dos traços que resumem a história do romance O Porco Entre os Peixes, da escritora alemã Jasmin
Ramadan e segundo título da autora publicado no Brasil. O anterior, A Cozinha da Alma , foi editado também pela 8INVERSO e, como este, faz um retrato da classe trabalhadora da Alemanha
contemporânea e apresenta para o público brasileiro uma realidade
alemã ainda desconhecida por aqui.

Antes de iniciar a leitura, eu pensei que ela seria monótona e intediante. O título diferente e um tanto estranho acabou me fazendo pensar assim. Mas depois que ele foi explicado na estória fiquei mais ok com ele.

Ele tem 301 páginas. A capa é bastante simples em azul e com metade de um peixe embaixo. Na contracapa tem o restante da figura. A leitura dele é rápida, fluída e nos deixa com um gostinho de quero mais.

O enredo conta a estória de Celestine ( ou Stine) que não conheceu a mãe e que vive uma vida bem atrapalhada ao lado da família. Mora com o pai, Reiner (dono de uma pequena lanchonete e que adora cigarros mentolados e Mett) e a madrasta Ramona (que vive permanentemente bêbada). Também convive com a avó Senta, a Tia preferida Trixi e o seu "psicólogo", Dr. Ray (que na verdade, é um cirurgião plástico amigo da família). Stine tenta agradar o pai e a família enquanto luta para ter seu espaço e se conhecer melhor. Ela não quer seguir o sonho do pai de viver atrás de um balcão, apesar de ainda não saber bem o que quer fazer; ela só tem certeza que quer fazer algo não relacionado a lanchonete. Em meio a váris trapalhadas, algumas mortes de entes queridos, descobertas e MUITO humor, ela segue tentando encontrar a resposta para as seguintes perguntas: "Quem sou? Do que gosto? E o que quero?"

A protagonista leva uma vida bem solta no mundo. Fuma (chega até a usar um baseado), bebe, sai para festas e descobre sua vida sexual. O pai a deixa livre para fazer suas próprias escolhas e só fica um pouco chateado quando ela fala que quer seguir outra profissão. Ela é decidida, focada e convicta em suas ações. Tem fobia de lugares fechados, uma queda pelo Dr. Ray que é gay e vê em sua tia Trixi que é lésbica,uma boa pessoa sendo sua tia preferida. Bem, essa é a Stine.

Apesar de toda a doideira da estória, eu curti bastante a leitura. A Stine é uma personagem diferente e com seu próprio jeito de ver a vida e de lidar com ela. É bem diferente das que costumamos ver em romances. Sobre o romance digo a vocês que ele deixou muito a desejar. Muito morno e confuso, e o fim do livro foi meio sem nexo. Confesso que esperava mais. No epílogo, a autora conta o que aconteceu com cada um dos personagens, o que eu achei interessante.

Bom, mesmo com esses pequenos problemas, indico muito a leitura dele a vocês. Um romance diferente e cheio de humor e vida com uma pitada de erotismo. Tem assunto para todos os gostos. Não deixem de conferi-lo!

Onde comprar?
       Site da Editora.
Adicione no Skoob:
       Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário