quinta-feira, 27 de março de 2014

[Resenha] A Cozinha da Alma - Jasmin Ramadan

Publicado pela Editora: 8inverso
Li em formato: físico (cortesia)

Sinopse:
" Com uma mistura bem particular de
humor e tragédia em um texto de
leitura prazerosa, A cozinha da
alma (“Soul Kitchen”, no título
original) retrata ambientes fora da
classe média alemã e uma fração do
prisma social daquele país. A prosa
acelerada e a imaginação
extraordinária da jovem
autora Jasmin Ramadan constroem
uma nova, enriquecida e
surpreendente experiência em
relação à diversidade das esferas
sociais na Alemanha — e uma
amostra da moderna literatura
produzida por lá.
A cozinha da alma conta, em dez
capítulos, a história do jovem Zino,
filho de imigrantes gregos que o
abandonam em Hamburgo ainda em
sua adolescência, com poucas
habilidades culinárias e pouco
dinheiro. Seu irmão mais velho, a
quem Zino idolatra, é um homem
dado a pequenos delitos e que
passa a maior parte do tempo na
prisão. O problema da educação, a
luta penosa para conseguir alguns
rendimentos, o silêncio diante das
mulheres: a obra conduz o leitor por
estes desafios comuns e outros
extraordinários, como a passagem de
Zino pela cozinha de um bordel, o
trabalho num navio, a fuga para
uma ilha no Caribe e, no fim, sua
volta a Hamburgo para finalmente
realizar seu sonho e abrir o
restaurante Soul Kitchen.
A obra serve como introdução a uma
história registrada em película.
Dirigido por Fatih Akin, “Soul
Kitchen”, o filme, enfoca os
personagens de A cozinha da alma a
partir da conclusão do livro de
Ramadan. Assim, a história
transcende mídias e dialoga com
diferentes públicos, uma prova da
versatilidade da literatura popular
da Alemanha contemporânea."

Bom, pessoal; esse foi um livro que me ddu bastante trabalho para terminar a leitura. Não que o enredo dele seja monótono ou cause muitos bocejos, mas por causa de uma ressaca literária. Elas tem me perseguido muito ultimamente. Se você desconhece esse termo certamente você não é um leitor assíduo.

A capa dele é simples e colorida e lembra uma toalha de mesa. Ela retrata bem o conteúdo principal do livro que é a cozinha. A diagramação e a edição estão boas e não encontrei nenhum erro ou algo que me chamasse a atenção quanto a isso.

Bem, eu achei a linguagem desse livro mais pesado do que outro título que li da autora e estou certa quando digo que ele não é para crianças. Tem mais erotismo, fala mais em uso de drogas e a autora utiliza bastante palavras de baixo calão. Ele realmente é uma viagem bem exótica.

O enredo conta a estória de Zinos, em terceira pessoa, e é narrado através de flashbacks do passado do personagem. Depois de completar 18 anos, ele é largado pelos pais em um pequeno apartamento em Hamburgo. Seu irmão idolatrado vira e mexe está na prisão o que entristece Zinos. Então, ele se vê completamente sozinho e precisando dar um rumo na sua vida de maneira totalmente independente. Ele nunca trabalhou e encontra bastante dificuldade de arrumar emprego. Mas ele acaba encontrando um emprego em uma cozinha de um restaurante italiano onde ele começa a nutrir o sonho de ter seu próprio restaurante no futuro.

Bom, quem nunca passou/irá passar por esse período crítico de procurar o primeiro emprego? Eu particurlamente ainda não passei por isso, mas estou quase lá. Não consegui não me imaginar passando pelas mesmas frustrações de Zinos. Mas não pense que ele é preguiçoso ou faz corpo mole! Pelo contrário, é um rapaz batalhador, cheio de garra e que corre atrás do que quer.

Mas nem tudo são flores no caminho de Zinos. Quem dera! Ele passa por maus bocados ao longo da estória e principalmente, por causa da sua ingenuidade quando assunto é mulher. Ele acaba cedendo fácil a uma noite quente com elas e depois acaba por se atrapalhar todo. Não só com elas, como no trabalho. Você acaba a leitura do livro imaginando que esse cara é o mais azarado do mundo o que trás um pouco de humor ao enredo.

Perto do final, o livro conta com um pouco de fantasia. Eu achei bem forçado, cheio de brechas e um tanto desconexo. Se a autora retirasse essa parte do livro não faria falta. Outro ponto que vem me desagradando bastante nos livros da Jasmin é como ela aborda o assunto relacionado a drogas e bebida. Todos os personagens pelo menos fumam um cigarro. Para mim, ela trata isso com uma normalidade assustadora. Mas vai saber se lá no país onde ela mora isso não é normal, ne?

Apesar desses fatos indico a leitura deste livro para vocês. Ele nos mostra bem as dificuldades de se engressar no mercado de trabalho com um humor ácido e como não devemos deixar nossos sonhos de lado. Não deixem de conferi-lo!

Onde comprar?
         Site da Editora
• Adicione no Skoob:
         Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário