segunda-feira, 14 de abril de 2014

[Resenha] Fallen - Lauren Kate

Publicado pela Editora: Galera Record
Li em formato: físico (empréstimo)

• Sinopse:
" Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no internato. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas
encontrar Daniel parece aliviar o
peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso levou Luce até ali.
Irremediavelmente atraída por
Daniel, ela quer descobrir qual é o
segredo que ele precisa tanto
esconder… mesmo que isso a
aproxime da morte."

Esse foi um livro que me enganei bastante quanto ao conteúdo do mesmo. Por conta da arte da capa (muito bem idealizada por sinal), pensei que se tratasse de uma estória muito sombria, quase de terror e acabei deixando de lado a possibilidade de lê-lo. Mas um amigo me emprestou e assim que comecei a leitura percebi que ele era BEM mais simples do que imaginava e acabei me cativando pela série que pretendo continuar a desvendar os mistérios por trás da protagonista.

A arte da capa conta com uma ilustração da Luce assustada e, possivelmente chorando, em meio a uma floresta obscura. Essa imagem trás bem o aspecto melancólico e sombrio da vida da personagem. Eu gostei bastante disso e o compraria só pela capa. (risos)

A diagramação está quase perfeita, com letras grandes (:3), boa disposição dos parágrafos e o modo como as folhas foram coladas a capa da uma leveza na hora de passá-las sem que precisemos forçá-lo para abrir. Na edição não encontrei falhas e a tradução está impecável. Apenas na impressão percebi algumas falhas em algumas frases que ficaram borradas ou faltando uma parte das letras. Uma reedição concertaria isso facilmente.

A narrativa é em terceira pessoa, o que acabei estranhando no início, mas logo me abituei e até acabei preferindo assim por sentir uma leveza nos pensamentos da personagem que não ficaram tão a amostra como seria em 1° pessoa. As descrições de ambientes são rápidas e diretas. Um ponto forte para mim que geralmente salto essas partes durante a leitura. Bem, o enredo começa nos contando um pouco da estória de vida de Luce e seus problemas logo antes de ser enviada para um reformatório pelos pais por conta de um incidente em que um amigo da mesma acabou morrendo quando os dois estavam juntos em uma festa. Descobrimos entao que ela é assombrada e perseguida pelo que chama de sombras que não prejudicam apenas a ela, como também as pessoas que se envolvem com ela. Não encontrando outra maneira de entender o comportamento estranho da filha, eles a mandão para a assustadora Sword & Cross, um internato para adolescentes problemáticos de todos os tipos no qual eles são vigiados 24 horas por dia. Lá ela acaba fazendo algumas amizades (como também, inimizades) e tenta se adaptar da melhor maneira possível até que surge em seu caminho Daniel, um garoto misterioso, atraente e que parece ter uma ligação com ela muito forte lhe dando a impressão de que o conhece de algum lugar. E para lhe deixar ainda mais confusa, um de seus amigos chamado Cam demonstra interesse por ela e sempre que possível tenta uma investida. Logo, surge um impasse para Luce: seguir o seu coração ou o que a vida lhe oferece? Bem, não que ela tenha muita escolha já que Daniel parece não gostar dela e tenta evitá-la sempre que ela tenta puxar conversa. Ela acaba ficando ainda mais intrigada com isso e com a ajuda de sua amiga Penn começa uma investigação as escondidas sobre a vida de Daniel na biblioteca e arquivos do internato, o que a leva a descobrir o que ele realmente é e que eles estão destinados a alguma coisa grande.

Talvez com essas minhas poucas palavras sobre a estória, ela lhe pareça atraente (ou não). O fato é que ela é bem mais confusa do que parece. Acabamos o livro sem saber o que são as sombras e de onde vem a maldição que cerca os dois. Poucas coisas são realmente explicadas, o que eu espero que esteja bem definido no próximo volume, Tormenta. Isso deixa muito a desejar, mas não é um impecilho para a leitura. Continuo querendo dar uma chance a série.

Recomendo a vocês que também deem uma chance a ela e leiam para formarem sua própria opinião. Para quem gosta de um romance levemente sombrio com uma pitada de mitologia, este é uma boa pedida!

• Adicione no Skoob:
            clique aqui
• Onde comprar?
            Submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário