quarta-feira, 4 de junho de 2014

[Resenha] A Menina que Colecionava Borboletas - Bruna Vieira

» Publicado pela Editora: Gutenberg
» Li em formato: físico (Cortesia)
» Adicione no Skoob: clique aqui
» Onde Comprar?
  Submarino / Americanas
» Leia um Trecho:
   site da Editora

Sinopse:
Bruna Vieira está cada vez
mais longe dos quinze, e
sabe que crescer nunca é tão
simples. Considerada uma
das blogueiras mais
influentes do mundo, mais
uma vez ela dá vazão ao seu
talento como escritora com
este seu novo livro de
crônicas e pensamentos, em
que mostra o quanto
amadurecer e conquistar a
independência é maravilhoso,
mas tem seus desafios e
poréns. A garota do interior
que usa batom vermelho e
que realizou seus maiores
sonhos continua inspirando
adolescentes de todo o país.
Para ela, as páginas deste
livro significam o bater de
asas das borboletas que
colecionou dentro do peito
por algum tempo e que agora,
finalmente, pode deixar que
voem livres por aí.

Bem, pessoal! Tenho começar dizendo que eu não colocava muita fé na escrita da Bruna. Aquele velho PREconceito antes de conhecer a coisa a fundo. Solicitei o livro para editora por curiosidade depois de ver tantos comentários e murmúrios ao redor do nome Bruna Vieira. É o primeiro livro que leio dela e vocês podem estar se perguntando: "Porque ela não pediu o primeiro dela?". Olha, esse me chamou bem mais atenção que os anteriores. Desde o título, design da capa, etc. Então por ter sido ele que me fez querer conhecer a autora fiquei com ele mesmo. E , para minha surpresa, li ele em um dia.

A capa é perfeita! Sim, perfeita. Quem me acompanha sabe o quanto gosto de desenhos e que faço os meus. Então, a ilustração dela me chamou MUITA atenção. Os traços são marcantes e bem delineados. E a maior parte dela é preta (tenho uma queda por livros de capa preta).

Na edição não encontrei nenhuma falha. Já a diagramação deixou um pouco a desejar. Por o livro ter poucas páginas e as folhas serem um tipo de papel-cartão, não conseguimos abri-lo direito e fica  um pouco cansativo. Mas nada que uma futura reedição não melhore.

Passando ao conteúdo lhes digo que fiquei bem impressionada com a maturidade e inteligência das crônicas. São diversos assuntos, desde relacionamentos amorosos, vida pessoal, expectativas, relações pessoais, etc.  Todos com uma escrita leve e desprentensiosa. A Bruna é bem firme nas suas palavras e decidida. Algumas crônicas podem até mesmo dar um ar de auto ajuda ao livro, mas na verdade, nas entrelinhas, ele fala mais sobre a autora e como ela encara a vida, os problemas e perdas. Fora que ele nos faz perceber que, as vezes, a gente acha que algo só acontece conosco quendo, bem, acontece com todos nós.

O livro trata principalmente sobre a transição e adaptação que passamos na mudança da vida de adolescente para a adulta. Como nem tudo é sempre obscuro e cheio de barreiras. Um livro que nos faz pensar e sonhar junto com a Bruna.

Eu só posso dizer que amei a narrativa e todo o conteúdo do livro. Ele conta com várias ilustrações super fofas e meigas. Super indico a leitura dele! Não deixem de conferi-lo. E até a próxima!

Quote:
“Quando você deseja o bem , o bem te deseja também.”

Um comentário:

  1. Fico feliz e grata por saber que você gostou das ilustrações. Muito obrigada! ♥

    ResponderExcluir